sexta-feira, 7 de agosto de 2015

História Ilustrada da Ciência - Colin A. Ronan (Universidade de Cambridge) - (17/60)

Olá galera, tudo certinho?
Finalmente a resenha do décimo sétimo livro do desafio "60 livros em 2015"? 

História Ilustrada da Ciência

Autor: Colin A. Ronan 
Ano: 1983
páginas: 131
Editora: Círculo do Livro S.A



"O homem sempre teve a necessidade de explicar suas origens e comemorar grandes eventos, viver das glórias passadas e exaltar os tempos passados." 

O livro da vez é o primeiro volume de uma coleção de quatro volumes. A intenção do autor com a coleção é mostrar uma visão geral do desenvolvimento da ciência e do pensamento científico em todo o mundo.


DAS ORIGENS Á GRÉCIA


No primeiro capítulo fiz um passeio surpreendente entre a antiga civilização Egípcia, Mesopotâmica, Maia, Tolteca, Asteca, Inca entre outras civilizações meso e sul-americanas. Conheci um pouco de suas culturas, suas religiões - pouco humanizadas, em sua maioria-, conheci, também, um pouco do entendimento que essas civilizações tinham em relação á astronomia, economia, agricultura, ciência...  Apaixonei-me por tal passeio! 
No segundo capítulo, o passeio histórico é com os gregos. Tal passeio, talvez, seja um pouco mais conhecido entre nós, já que grandes nomes gregos influenciaram fortemente nossa cultura e ciência por muitos séculos. Eu, particularmente, pude conhecer nomes fantásticos que até então não conhecia. Conheci um pouco, me atrevo a dizer,  do berço da física clássica, como também, um pouco do seu desenvolvimento. Conheci também as primeiras intenções de estudo  da zoologia, botânica e medicina, como as grandes obras provenientes de tais intenções.
Conheci um pouco mais sobre nomes muito conhecidos e outros nem tão conhecidos assim, como: Anaximandro, Anaxímenes, Hecateu, Pitágoras (o cara é totalmente o contrário do que eu imaginei), Hipócrates de Quis, Hipócrates de Cós, Platão, Euxódio, Teofrasto, Apolônio, Arquimedes entre outros caras surpreendentes! 
Uau!! Foi uma viagem e tanto!!

Com uma leitura gostosa e de fácil entendimento o livro, ainda, é recheado com imagens das tecnologias que os antigos usavam como, também, imagens de seus artefatos e pinturas.
Ao lado de cada imagem existe uma explicação bacana do que é cada figura e para o que era usada! Fantástico !!





"Cantamos as guerras. Os reis, cegos e sanguinolentos,
Dirigem-se para seus tronos com uma música épica.
Não tens canção, então, para aquela guerra mais nobre?
Daqueles que lutam pela luz, mas não podem sonhar,
Mesmo com aquela vitória que ajudaram a conseguir,
Descobridores silenciosos, pioneiros solitários,
Prisioneiros e exilados, mártires da verdade,
Cujo facho conduzem de era em era... "

Alfred Noyes, Os Condutores do facho, Prólogo: O Observatório.


É extremamente arrogante pensar que hoje somos maiores ou melhores do que tudo o que já passou. Tudo o que existe hoje, só existe porque alguém no passado deu um passo inicial. É incrível, se não espetacular, pensar que com tão poucos recursos existiram homens que conseguiram ser fantásticos! Usaram aquilo que estavam à sua disposição para fazer a diferença. Aproveitam os recursos que tinham e exploraram aquilo que Deus lhes deu: O mundo!
Talvez o que nos falta hoje é deixar tudo aquilo que nos informa, e procurar a informação por nós mesmo. O mundo continua ai, vamos guardar, por um tempo, os I-Phones e vamos explorá-lo!




Já me acompanha nas redes sociais?
instagram: @thamiresvasconcelos / facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Sua opinião é muito importante pra mim!
Deixe um recadinho. :D